O fundador do Grupo AZ, Eng. Gerhard Wisser, faleceu no dia 27/08/2015, com 83 anos em sua cidade natal, Schonach, na Alemanha.

Sua paixão era a tecnologia, era progredir com ideias que avançassem o desempenho dos seus produtos. Seu maior talento era analisar os problemas e encontrar uma solução em forma de produtos de longa duração. O que mais importava era ter sempre uma abordagem holística.

Com 31 anos, o Eng. Gerhard Wisser tomou como desafio montar sua própria empresa, e com recursos modestos ele lançou a essência do Grupo AZ em 1963: a produção de válvulas. Nos primeiros anos, as válvulas foram produzidas, em particular, para indústrias químicas e nucleares, atualmente essas válvulas especiais também podem ser encontradas nas indústrias de alimentos, em fábricas de produtos farmacêuticos, indústrias de papel ou petroquímicas.

Logo no início, ele reconheceu a necessidade de internacionalização e investiu nas plantas na África do Sul e no Brasil. Atualmente, o Grupo AZ é composto por quatro unidades de produção, duas são suas próprias fundições, e muitos escritórios de serviços espalhados pelo mundo com mais de 400 colaboradores em um todo.

Apesar de todo o seu sucesso profissional, Gerhard Wisser delegou aos poucos as suas funções. Em 1993, ele começou a dividir com seu filho, o Eng. Jörg Wisser as responsabilidades da empresa. Em 1997, retirou-se completamente o negócio, deixando a frente seu filho, e dedicou-se a seus vários hobbies e interesses.

Durante toda a sua vida, Gerhard Wisser foi um homem com os pés no chão e um empreendedor criativo que reconheceu e abraçou as oportunidades.